Hiperplasia Prostática Benigna

Umas das queixas mais frequentes no consultório de urologia é a balanopostite, que é a inflamação da glande (“cabeça” do pênis) e do prepúcio que o recobre. Paciente geralmente refere vermelhidão, coceira, desconforto e inchaço nesta região. Muitas são as causas que podem causar este quadro, dentre elas as infecções fúngicas são as mais comuns. Ocorre também em infecções bacterianas, traumas, irritação por higiene inadequada ou contato com substancias irritantes.

A fimose ocorre quando o excesso de prepúcio causa alguma dificuldade na exposição da glande, geralmente dificultando sua higiene e levando ao acúmulo de esmegma. Esse quadro, além de poder causar desconforto e dificuldade no coito, pode levar à balanopostite de repetição.A princípio, o tratamento da balanopostite pode envolver medicação tópica e oral, além de modificação nos hábitos de higiene. A investigação e tratamento da parceira é muito importante para o sucesso do tratamento.

Em casos de recidivas frequentes, apesar de tratamento adequado e boa higiene local, pode ser necessário a realização da cirurgia de fimose para deixar a glande mais exposta, dificultando infecções fúngicas. Portanto, pacientes que apresentam dificuldade de expor a glande ou balanopostite de repetição, devem procurar seu urologista para uma avaliação especializada.

Dúvidas Frequentes

A retirada do prepúcio pode causar disfunção erétil?

Não! A postectomia consiste na retirada de uma faixa de pele que recobre a glande. Não há manipulação da inervação ou vascularização envolvida no processo de ereção.

Precisa ficar internado após a cirurgia?

Não! A cirurgia geralmente é realizada com sedação e anestesia local, dura cerca de 1h e já pode ir para casa quando bem acordado.

Precisa retirar os pontos após a cirurgia?

Não! Nesse procedimento é utilizado fio absorvível.

Quais as principais complicações?

Geralmente não ocorrem complicações. Por utilizar um fio absorvível, um ponto ou outro pode cair mais precocemente, porém não leva a nenhum problema na cicatrização final. O repouso é necessário para evitar hematomas, principalmente nos primeiros 5 dias. Boas práticas de limpeza são importantes para evitar infecção na ferida operatória, como em qualquer outra cirurgia.

É normal uma sensação inicial de desconforto na glande logo após a cirurgia?

Sim! Após a cirurgia a glande ficará sempre exposta e o contato direto com a roupa íntima pode causar uma sensação inicial de desconforto em alguns pacientes. Esse quadro é temporário e logo o paciente nem lembrará que realizou a cirurgia.

Quanto tempo após a cirurgia posso voltar a ter atividade sexual?

Em geral 30 dias após a cirurgia, se estiver tudo bem cicatrizado.

Além da presença de fimose, que outros fatores podem aumentar as chances de balanopostite?

Diabetes, obesidade, e fatores que impactem na imunidade como estresse, alimentação e qualidade do sono.

Tenho fimose e após puxar o prepúcio ele não voltou mais, o que fazer?

Essa condição é conhecida como PARAFIMOSE e configura uma urgência urológica: procure uma emergência que tenha suporte urológico para redução precoce do prepúcio.

Agendar Consulta

Se você deseja solicitar o agendamento de uma consulta, preencha o formulário abaixo.

[contact-form-7 id=”3469″]

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart