Saúde Global do Homem
Cada vez mais o urologista tem protagonismo na saúde global do homem. Frequentemente atendo pacientes sem queixas, que me procuram para uma avaliação da saúde como um todo. Não raro, identificamos algumas doenças durante a conversa com o paciente ou através de exames complementares de rotina. Existem diversos protocolos de rastreio das principais doenças que acometem os homens, como por exemplo a colonoscopia a partir dos 50 anos de idade para rastreio de tumores colón-retais e o rastreio do câncer de próstata nesta mesma idade com PSA e toque retal.
Avaliações laboratoriais, como exames de perfil metabólico e hormonal também são importantes. A depender do paciente, pode-se fazer necessário a solicitação de exames de imagem, geralmente iniciando com ultrassonografia de abdome total. Uma queixa a princípio urológica, pode ser apenas a ponta do iceberg para doenças mais graves e complexas. A disfunção erétil, por exemplo, pode ter relação com doença arterial sistêmica, secundária â diabetes, obesidade, hipertensão ou dislipidemia.
Pacientes com essas patologias podem evoluir com quadros mais graves, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Portanto, procure seu urologista e mantenha sua saúde em dia!
O diagnóstico e tratamento precoce salvam vidas!