Verrugas Genitais – HPV
Umas das queixas mais frequentes no consultório de urologia são as verrugas genitais ou condilomas. Estas resultam da infecção causada pelo HPV (papilomavírus humano) que é altamente transmissível por contato sexual. Acredita-se que cerca de 50% da população adulta tenha tido contato com o vírus em algum momento de sua vida. Existem mais de 200 tipos de HPV, e a maioria tem baixo risco de evoluir para tumores malignos. No entanto, nas mulheres, o câncer de colo uterino apresenta importante correlação com o HPV.
Muitas vezes, o paciente infectado não apresenta lesão visível, ficando apenas em estado latente. Quando apresenta condilomas, esses devem ser tratados assim que diagnosticados. O tratamento varia de acordo com a localização e extensão da doença, podendo envolver medicação tópica, cauterização com ácidos ou bisturi elétrico, crioterapia e ressecção cirúrgica. Portanto é importante que o próprio paciente avalie periodicamente a região genital a procura de possíveis alterações e caso as encontre, marque uma consulta com seu urologista para uma avaliação especializada.
Meu parceiro(a) está com HPV, ele(a) está tendo uma relação extra-conjugal?
Não é possível determinar quando o parceiro teve contato com o vírus! Muitas vezes já tinha o vírus em estado latente e desenvolveu a forma clínica com a manifestação de verruga genital muitos anos depois.
A doença pode voltar após o tratamento?
SIM! Recidivas são relativamente frequentes e tem causas multifatoriais, como a cepa do vírus envolvida e fatores que alterem a imunidade do paciente, desde alimentação, estresse, qualidade do sono, medicações associadas e outras infecções concomitantes.
O uso de camisinha é suficiente para proteção contra o HPV?
Infelizmente não! É muito comum no consultório encontrarmos lesões exatamente no local em que a camisinha não protege: base do pênis e púbis.
Quem deve se vacinar?
A vacina foi concebida para pacientes que, a princípio, não tiverem exposição ao vírus. Portanto está indicada para TODAS as crianças a partir dos nove anos de idade, porém pode ser realizada na fase adulta.
Agendar Consulta
Se você deseja solicitar o agendamento de uma consulta, preencha o formulário abaixo.